quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Apartamentozinho da zona sul".

Depois de passar uma hora conversando com uma ex-moradora de "CAÇAPA" (nome fictício) pra verificar a possibilidade de gravar dentro da favela. Resolvi registrar em breve texto as memórias mais fortes:

Ex-Moradora: “Olha o que eu posso fazer é te ajudar a fazer contato com moradores, deixei muitos amigos naquele lugar. Conheço pessoas boníssimas, muito melhores ás vezes do que as que a gente encontra no mundo de cá. O que eu não posso assegurar é como vai ser o processo a partir do momento que vocês entrarem no local. A politica de lá, não é a política daqui. Nem nós moradores temos total conhecimento de tudo que se passa lá e não tenho duvida de que a entrada de vocês iria chamar atenção dos "olheros" pessoas que acompanham o tráfico diariamente.
Tudo ali dentro é ministrado pelos traficantes e policial faz vista grossa porque tem interesses terceiros. Tem muita coisa que acontece lá que não chega ao nosso conhecimento. Estamos sendo o tempo todo analisados e nem se quer sabemos. Em uma ação social que inclusive participei, "apagaram" por engano um rapaz que foi fazer oficinas e que veio de fora da favela. Se por qualquer motivo eles se sentirem ameaçados, "apagar alguém" é algo comum de ocorrer. Eu gosto muito daquele lugar, mas todas as pessoas do meu círculo não apitam nada lá dentro, assim como aqui, as pessoas boas vivem no regime do medo. Uma vez tentei ajudar uma menina que o sonho dela era ter um fogão pra fazer comida pro pai, eles faziam miojo no latãozinho e depois dividiam a refeição no mesmo prato. Uma simples ação de tentar ajudar o próximo pode ser perigosa.

Quer gravar? Posso te apresentar pros meus amigos, mas não posso garantir como vocês vão sair dali de dentro e se vão sair. Pode ser que nada ocorra, mas é sempre um risco.
Desculpa estar falando a verdade nua e crua, mas não acho que devo te iludir.
Só quem é vive ali sabe do que estou falando”
Depois de muito refletir...
Me fica na mente a famosa frase do Tropa de Elite:” Do seu apartamentozinho da zona sul, não dá pra ver a realidade daqui”.

j.z

Nenhum comentário:

Postar um comentário